sábado, 1 de janeiro de 2011

De Haiti a Luan Santana, veja os destaques do Twitter


Se 2010 foi o ano em que o Twitter se consolidou como ferramenta de comunicação em termos mundias, os brasileiros não ficaram para trás e aprenderam a usar o serviço de microblog para debater política, reclamar de algum ato público qaue julgaram inadequado ou mesmo só para fazer piada.
Da catástrofe do Haiti ao cantor Luan Santana, passando por eleições presidenciais, Copa do Mundo e ídolos da música pop, 2010 foi o ano em que o Twitter mostrou que veio para fazer parte do cotidiano das pessoas.
Janeiro: Haiti
O ano começou com uma tragédia. O terremoto que atingiu o Haiti em 12 de janeiro e deixou um saldo de mais de 300 mil mortos e 1,9 milhão de pessoas desabrigadas repercutiu - e muito - no Twitter. O país liderou as menções no microblog em janeiro. Entre os tweets, destacaram-se as mensagens de solidariedade ao povo haitiano e também a morte da brasileira Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança e que estava no país em um trabalho de ajuda humanitária. Outro tema recorrente no microblog durante a tragédia foi a busca de doações para os haitianos. Os usuários repercutiram as campanhas sérias e alertaram para as que estavam se aproveitando da tragédia lucrar e dar golpes pela internet.
Fevereiro: BBB
Uma das edições mais polêmicas do Big Brother Brasil causou muita discussão no Twitter. Mesmo não saindo vencedora, a participante Tessália foi o destaque da edição, pelo menos no microblog. Celebridade na rede social antes mesmo de entrar na casa do BBB, Tessália (ou @Twitess, como era conhecida antes de entrar na casa), causou furor na rede depois de protagonizar uma suposta cena de sexo dentro da casa com o publicitário Michel. Tuiteiros usaram e abusaram do termo "Chupa, Tessália" e da hashtag #tessaliaserveparatudo, fazendo as combinações mais esquisitas com o nome da participante.
Março: Glauco
O assassinato do cartunista Glauco e do seu filho, Raoni Villas Boas, mortos com quatro tiros cada um na porta de casa, chocou o País em março. O caso causou comoção nos fãs do cartunista, impressionados com a violência. A repercussão da morte na imprensa também gerou muitos comentários no Twitter. Mas o que mais chamou a atenção dos internautas e atiçou a curiosidade dos tuiteiros foi a ligação de Glauco com o Santo Daime, uma religião que teve origem na Floresta Amazônica e se espalhou pelo País, tendo como principal característica a ingestão da Ayahuasca, uma bebida alucinógena, durante os rituais. O cartunista era líder espíritual da Céu de Maria, comunidade religiosa do Santo Daime no Rio de Janeiro.
Abril: Justin Bieber
Foi em abril que o ídolo teen Justin Bieber começou a estourar no País. A partir daí, nem nem o Twitter nem nenhum outro site da web foram os mesmos. Presente em praticamente todas as listas de retrospectiva divulgadas em 2010, o astro pop foi destaque em redes sociais e sites de buscas. Em abril, ao despontar por aqui, muitos adolescentes começaram a imitar o corte de cabelo do cantor, e o buzz no Twitter envolvia comparações entre o cantor e o sertanejo brasileiro Luan Santana e até mesmo os Beatles. Mas a discussão pegou fogo mesmo quando Bieber disse ser o Kurt Cobain dos tempos atuais.
Maio: Virada Cultural
A Virada Cultural, que levou mais de 4 milhões de pessoas à rua para curtir diversos shows na capital paulistas durante 24 horas em maio repercutiu também no Twitter. O evento superou as fronteiras e foi parar nos Trending Topics mundiais. Das 18h do dia 15 de maio até às 18h do dia seguinte, os paulistanos atravessaram a madrugada embalados por uma programação ininterrupta de atrações culturais. A programação teve espetáculos de dança, teatro, performances e intervenções artísticas, exposições, instalações e filmes, mas o forte foram as atrações musicais, que incluíram nomes como Titãs, Zélia Duncan e Abba cover.
Junho: Cala Boca Galvão
O "Cala Boca Galvão" talvez tenha sido o maior buzz criado por brasileiros nas redes sociais neste ano. A expressão chegou rapidamente aos assuntos mais comentados do Twitter durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo na África do Sul, e por lá ficou durante boa parte da competição. Ao chegar aos Trending Topics mundiais, estrangeiros queriam saber o que significava a expressão. Os usuários brasileiros aproveitaram e, entre tantas teorias, disseram que era uma campanha para salvar um pássaro raro, o "Galvão", e que cada vez que a mensagem fosse retuitada, uma quantia em dinheiro seria doada ao “Galvao Bird’s Foundation”. Até vídeo falando sobre a campanha apareceu na web, colaborando para que o assunto se espalhasse ainda mais.
Julho: Felipe Melo
Apontado pelos torcedores como um dos responsáveis pela eliminação do Brasil da Copa do Mundo na África do Sul, Felipe Melo foi o assunto do Twitter logo depois da saída da Seleção do Mundial. Apesar de ter dado a assistência para o gol de Robinho, o único da Seleção diante da Holanda na derrota por 4 a 1 nas quartas de final, o jogador fez um gol contra logo depois e acabou expulso da partida por dar um pisão no meia-atacante Arjen Robben. Tuiteiros criaram a hashtag #felipemelofacts, apontando situações truculentas em que o volante seria pivô. Felipe Melo foi o décimo termo mais tuitado do ano entre os assuntos que envolveram a Copa do Mundo.
Agosto: Tiririca
O começo do horário político no rádio e na TV colocou o então candidato a deputado federal Tiririca no topo dos assuntos mais comentados do Twitter em agosto. Com uma propaganda que gerou muito buzz na rede, o humorista foi o candidato a deputado federal mais votado do País. Na campanha política, o candidato criticou a gestão dos "abestados" do Congresso com seu slogan "Vote no Tiririca, pior que tá não fica". Ele ainda se envolveu em outras polêmicas, e teve sua diplomação ameaçada depois da suspeita de que seria analfabeto.
Setembro: #newtwitter
Setembro teve uma agitação especial para os twitteiros brasileiros. A estreia do “Novo Twitter”, prometendo uma interface mais direta e concentrando uma série de ações até então inéditas na plataforma mexeu com os usuários. Para usufruir da novidade, porém, era preciso ter um convite, tal como aconteceu com Orkut e Google Wave. Na ânsia de conquistar um convite - ainda raro nos primeiros dias -, teve tuitteiro espalhando que bastava alguém retwittar suas mensagens para ganhar um convite, o que bastou para colocar a hashtag no topo dos assuntos do mês. Oficialmente, no entanto, nada foi confirmado.
Outubro: Dilma
Dilma Rousseff teve muito o que comemorar em 2010. Além de ter sido eleita presidente do País, fez bonito também na web durante o ano. Estreando esse ano no Twitter, a presidente eleita foi a segunda personalidade mais citada no microblog no mundo todo em 2010, perdendo apenas para Lady Gaga e superando o ídolo teen Justin Bieber. E o mês de outubro, durante os dois turnos das eleições, é que a então candidata teve a maior exposição na rede social.
Novembro: #paznorio
As cenas de violência vividas no Rio de Janeiro durante o mês de novembro foram assunto no Twitter. A tomada do complexo de favelas do Alemão empolgou a comunidade brasileira de tuiteiros. Além de criar selos com a inscrição ‘Eu amo o Rio’ para usar sobre os avatares, os usuários reforçaram os tweets com a hashtag que marcou o microblog durante todos os dias de violência na capital fluminense. Com o termo #paznorio, famosos e anônimos protagonizaram um movimento pedindo a tranquilidade de volta à cidade.
Dezembro: #gravacaodvdluansantana
A gravação do DVD do astro sertanejo Luan Santana levou os fâs do cantor à loucura. Desde outubro o assunto já era um dos mais comentados do Twitter, com os fâs fazendo contagem regressiva para o show. Mas em dezembro, quando aconteceu a gravação do DVD, não teve pra mais ninguém: o cantor foi ao topo dos Trending Topics e ninguém mais o tirou do posto. O show, que teve a participação de Ivete Sangalo, também teve um grande time de famosos na plateia, como Zezé Di Camargo e Luciano e Nívea Stelmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário